Total de visualizações de página

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

PLANO DE AULA ( HISTÓRIA) COMO USAR AS NARRATIVAS E OUTRAS MODALIDADES (WEB. 2)DE FORMA INTERDICIPLINAR NA SALA DE AULA.

Tema da aula: (Brinquedos e Brincadeiras) Minha família/Minha História/Nossa História Professora: Andrea Ferreira da Silva
4º ano do 2º ciclo (antiga 3º serie) Duração: 3 dias
Competências:
Ø  Identificar as heranças culturais herdadas pela família, através das experiências narradas, buscando valorizar os objetos culturais (matéria/imaterial).
Ø  Entender que a nossa história se constrói através de vivencias.
Ø  Comparar as mudanças sociais dos tempos entre as suas vivencias e de seus familiares.
Ø  Perceber a importância do registro das suas Histórias (sua e de sua família) para o estudo da nossa História Social.
Ø  Criar um blog para publicar (vídeo, entrevista, textos, fotos...) das Histórias narradas, com objetivo de possibilitar o acesso desses registros para os que desejam apreciá-las.
Conteúdos:
História- fatos históricos do cotidiano, mudanças do contexto social, valorização do patrimônio cultural, temporalidade,
Geografia – construção e mudanças sociais, avanços tecnológicos e as transformações socioculturais.
Arte- arte visual vídeo (técnicas, procedimento e construção), releitura.
Português- linguagem oral, linguagem escrita, leitura e interpretação do gênero narrativa. 
Problematização: Como eram os brinquedos/brincadeiras de seus pais e quais são os seus brinquedos/brincadeiras? Como as vivencias de brincadeiras podem contribuir para o estudo da História?
Recursos Didáticos:
-Lápis/borracha - Folhas de oficio- Piloto/quadro
-Gravador e/ou filmadora (Câmara digital/celular)
-Laboratório de informática (Computador/internet (web. 2)
-Peteca, pipoca (saquinhos de areia) bandeiras.
Organização do conhecimento:
 1º MOMENTO
Nesta primeira etapa a professora iniciará a aula colocando algumas figuras de quadros famosos que retratam brinquedos e brincadeiras para os discentes observarem, depois ela começará uma roda de discussão com base nas obras de arte e nas problemáticas. Depois pedirá que os estudantes façam uma releitura dos quadros, desenhando suas vivenciais com brinquedos e brincadeiras e depois fará uma exposição na sala com os desenhos das crianças, instigando elas a perceberem as semelhanças e diferenças entre os brinquedos e brincadeiras dos quadros com os dos seus desenhos delas. Para o segundo momento a professora pedirá que a turma se divida em pequenos grupos para entrevistarem seus familiares sobre vivencias com brinquedos e brincadeiras, onde cada grupo usará um recurso específico (disponível) como relatos escritos (redação, diário...) e orais filmados/gravados (câmera/celular ou gravador).
2º MOMENTO
Neste momento os grupos trarão os dados coletados para serem compartilhados na sala de aula. E a partir das entrevistas a professora irá aborda as vivencias sociais das famílias (brinquedos /brincadeiras) e junto com a turma irá comparar as diferenças e semelhanças dessas vivencia com as deles. Mais adiante com base nas semelhanças, ela discutirá com a turma as heranças culturais (materiais /imateriais) adquiridas pelas famílias, incitando- as a refletirem sobre essas heranças e o valor cultural que elas  têm, Por fim a turma irá ao pátio para brincarem de algumas brincadeiras relatadas nas entrevistas das famílias.
3º MOMENTO
Nesta terceira etapa a Professora discutirá um pouco com a turma sobre a importância das vivencias trazidas por elas e da importância dos registros dessas vivencias, Depois levara as (os) estudantes para a sala de informática para que cada criança possa criar um blog  de sua família. Nesse blog eles colocaram todos os registros desenvolvidos ao longo do processo, facilitando a esses o acesso  aos novos instrumentos de comunicação, possibilitando também que eles tomem consciência de que são sujeitos participantes da história. Por fim será dando o link do blog para que as crianças possam junto com sua família acessar e ver as publicações de suas experienciais pessoais.
Avaliação da aprendizagem:
A avaliação será de forma mediadora e processual com base na releitura dos quadros, nas entrevistas coletadas nas participações das brincadeiras e a criação do blog.



Bibliografia:
      FOSENCA, S.G Aprender a contar, a ouvir, a viver as narrativas como processo de formação. Coleção Técnicas de ensino: novos tempos, novas configurações/Ima passos Alencastro Veiga (org.), - Campinas, SP: Papirus, 2006-(Coleção Magistério; formação e trabalho Pedagógico).
      SILVA, Marcos. Ensinando no século XXI: Em busca do tempo entendido/marcos Silva; Selva Guimarães Fonseca-Campinas, SP: Papirus 2007. -(Coleção Magistério; formação e trabalho Pedagógico)
.
CRUZ, Ivan artista plástico: imagens brincadeiras de crianças.
PORTINARI, C. artista plástico brasileiro: Quadros de Portinari.

3 comentários:

Pekena Notável disse...

Deu um pouquinho de trabalho ,mas tentei dar o meu melhor e vendo agora pronto vejo que ficou legal

Bruna Feliciano disse...

Amiga vc arrasa!!!

Ricardo de Aguiar Pacheco disse...

Andrea,
Muito boa a aula. Bom uso das entrevistas e da internet.