Total de visualizações de página

sábado, 26 de novembro de 2011

RELATÓRIO DAS AULAS DE HISTÓRIA USANDO AS NARRATIVAS E OUTRAS MODALIDADES (WEB. 2)DE FORMA INTERDICIPLINAR NA SALA DE AULA.

“BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS” MINHA FAMÍLIA/MINHA HISTÓRIA/NOSSA HISTÓRIA
Apresentação
Esse relatório é o resultado de uma atividade da disciplina metodologia do ensino da História II que tinha como objetivo, aplicar uma seqüência didática de três aulas usando as narrativas e outras modalidades (web. 2) de forma interdisciplinar na sala de aula partindo das vivencias de brincadeiras dos discentes e das brincadeiras infantis de seus pais,objetivando desenvolver competências que fizessem os sujeitos  Identificar  e valorizar as heranças culturais herdadas por suas famílias, entendendo que a nossa história se constrói através de vivencias e por fim criar um blog para publicar essas experiências.Para realizarmos a seqüência didática usamos as narrativas (linguagem oral e escrita) dos discentes e dos seus pais sobre as brincadeiras infantis. E para trabalhar as narrativas usamos varias técnicas como leituras e releituras de imagens de quadros que abordavam o tema brincadeiras, observação discussão das narrativas orais, analise das entrevistas, vivencias de brincadeiras e a criação do blog.
 Método e Técnicas
Diante disso na primeira aula apresentamos algumas imagens dos quadros de Candido Portinari, mostrando brincadeiras, depois abrimos uma discussão com a turma sobre a observação dessas imagens. Depois a turma fez uma releitura das imagens desenhando suas brincadeiras preferidas, percebemos que essa atividade foi muito proveitosa, pois as crianças refletiram a importância das brincadeiras em suas vivencias. Na segunda aula não tivemos muito êxito no primeiro momento, pois poucos alunos fizeram a entrevista com seus pais atividade proposta anteriormente. Mesmo assim, junto com a turma analisamos as entrevistas que foram coletadas e fizemos uma pequena discussão sobre elas. Depois a turma foi ao pátio da escola vivenciar as brincadeiras citadas nas entrevistas. Esse segundo momento foi muito prazeroso, pois as crianças estavam muito empolgadas por estarem vivenciando brincadeiras que seus pais brincaram. Já terceira aula não aconteceu como planejada, pois não tínhamos levado em consideração, a necessidade de criar primeiro um email para cada uma das crianças (não seria possível fazê-los em apenas uma aula) antes de criar os blogs. Diante disso decidimos criar apenas um blog para toda a turma. Essa atividade foi bastante satisfatória, pois os discentes não só desenvolveram competências propostas no plano, como também através de mediações conseguiram desenvolver algumas competências relacionada à web 2 e ao manuseio do computador e da internet.
Resultados e discussão
 Com essa atividade, permitiu-se que os sujeitos fizessem uma reflexão sobre as heranças das brincadeiras de seus familiares percebendo a importância dessas vivencias como estudo da história e da sociedade e sua valorização cultural, e que as brincadeiras podem e devem ser um meio usado para a construção de vários conhecimentos e conceituais, procedimentais no uso de entrevistas e manuseio dos computadores e suas ferramentas e atitudinas como respeito as regras das brincadeiras  e dos colegas e convivência social através das brincadeiras em grupo.O trabalho com narrativas em sala de aula permite a percepção dos sujeitos como ser histórico participante do processo histórico do seu contexto social. Deve-se considerar também o uso das novas tecnologias como a web 2.Além disso podemos afirma que embora a realização das aulas não ocorra igual ao plano,percebesse a sua grande importância para se alcançar os objetivos desejados.Portanto é preciso que tanto as narrativas quanto a web 2 devem ser trabalhados nas praticas pedagógicas ,desde que sejam planejados com objetivos de construir conhecimentos.
Referências Bibliográficas
FOSENCA, S.G Aprender a contar, a ouvir, a viver as narrativas como processo de formação. Veiga (org.), - Campinas, SP: Papirus, 2006-(Coleção Magistério; formação e trabalho Pedagógico).
PORTINARI,C.artistaplástico:brincadeirasdecrianças..http://www.google.com.br/ andido+portinari+imagens+de+quadros+infantis&spell=1&biw=1133&bih=590 03/10/2011

Um comentário:

Ricardo de Aguiar Pacheco disse...

Andrea,
Gostaria de ter visto o blog produzido pelos alunos, mas tudo bem.
Bom planejamento e bom relato. Parabéns.