Tema da aula: A Infraestrutura da cidade do Recife (saneamento básico) e as Transformações para copa de 2014
Pedagogia: 8º período Duração: 2 horas
· Objetivo geral
Promover as informações da infraestrutura (saneamento básico) da cidade do Recife, objetivando o conhecimento dessas áreas e uma reflexão sobre suas especificidades.
· Objetivos específicos
- Analisar a distribuição da água no Recife, através das informações apresentadas
- Observar o funcionamento e distribuição de energia elétrica na capital de Pernambuco, através das informações apresentadas nos slides.
- Compreender como se dá a estrutura e coleta de lixo no Recife.
- Identificar se existe uma rede de tratamento de esgoto na cidade do Recife, analisando seu funcionamento.
- Perceber as transformações na infraestrutura da cidade do Recife e região metropolitana para a copa de 2014, refletindo acerca de suas conseqüências.
- Demonstrar sua compreensão sobre os conhecimentos aprendidos através de uma releitura em forma de: Resenha, poesia, charge, quadrinhos, cordel, desenhos...
Problematização: Como a infraestrutura da Cidade do Recife esta estruturada? E quais os impactos e as transformações dessa infraestrutura para a copa de 2014?
Conteúdos:
Recursos Didáticos:
-data show (fotos, gráficos, tabelas...),tarjetas (cartolinas),folhas pautadas ou/e ofício,canetas e/ou lápis (borracha).
-vídeo (fala do prefeito João da Costa sobre a copa 2014)
Organização do conhecimento:
Iniciaremos a aula apresentado o nosso grupo, o tema, e mostrando (de forma breve) as características gerais da cidade do Recife. Depois dividiremos a turma em grupos e distribuiremos algumas tarjetas para que os discentes possam dar a concepção do que é infraestrutura, formando um mapa conceitual sobre o tema. Em seguida apresentaremos o conceito de infraestrutura e discutiremos cada tópico englobado no saneamento básico da cidade do Recife e também as mudanças nessa área para a copa de 2014. Após a apresentação dos slides e discussão daremos um dos temas abordados cara cada grupo da turma (previamente dividido), para que esses e essas façam uma reflexão sobre o que foi discutido e registre suas conclusões através de uma releitura (Texto discursivo, poesia, quadrinhos, cordel, desenho...). E por fim cada grupo irá apresentar para a turma as suas produções.
Avaliação da aprendizagem:
A avaliação será de forma mediadora e processual tomando por base a participação da turma e as produções dos grupos.
Bibliografia:
EMLURB - http://www.recife.pe.gov.br/pr/servicospublicos/emlurb/ Acesso: 28/10/2011
PREFEITURA - http://www.recife.pe.gov.br/ Acesso: 28/10/2011
VIVA ITABIRA Blog http://www.vivaitabira.com.br/viva-colunas/index.php?IdColuna=292 Acesso: 14/11/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário