Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Aula de geografia

Tema da aula: A Infraestrutura da cidade do Recife (saneamento básico) e as Transformações para copa de 2014
Pedagogia: 8º período Duração: 2 horas
    
·         Objetivo geral

Promover as informações da infraestrutura (saneamento básico) da cidade do Recife, objetivando o conhecimento dessas áreas e uma reflexão sobre suas especificidades. 

·         Objetivos específicos

-       Analisar a distribuição da água no Recife, através das informações apresentadas
-       Observar o funcionamento e distribuição de energia elétrica na capital de Pernambuco, através das informações apresentadas nos slides.
-       Compreender como se dá a estrutura e coleta de lixo no Recife.
-       Identificar se existe uma rede de tratamento de esgoto na cidade do Recife, analisando seu funcionamento.
-       Perceber as transformações na infraestrutura da cidade do Recife e região metropolitana para a copa de 2014, refletindo acerca de suas conseqüências.
-       Demonstrar sua compreensão sobre os conhecimentos aprendidos através de uma releitura em forma de: Resenha, poesia, charge, quadrinhos, cordel, desenhos...  


Problematização: Como a infraestrutura da Cidade do Recife esta estruturada? E quais os impactos e as transformações dessa infraestrutura para a copa de 2014?
Conteúdos:
Recursos Didáticos:
-data show (fotos, gráficos, tabelas...),tarjetas (cartolinas),folhas pautadas ou/e ofício,canetas e/ou lápis (borracha).
-vídeo (fala do prefeito João da Costa sobre a copa 2014)
Organização do conhecimento:
 Iniciaremos a aula apresentado o nosso grupo, o tema, e mostrando (de forma breve) as características gerais da cidade do Recife. Depois dividiremos a turma em grupos e distribuiremos algumas tarjetas para que os discentes possam dar a concepção do que é infraestrutura, formando um mapa conceitual sobre o tema. Em seguida apresentaremos o conceito de infraestrutura e discutiremos cada tópico englobado no saneamento básico da cidade do Recife e também as mudanças nessa área para a copa de 2014. Após a apresentação dos slides e discussão daremos um dos temas abordados cara cada grupo da turma (previamente dividido), para que esses e essas façam uma reflexão sobre o que foi discutido e registre suas conclusões através de uma releitura (Texto discursivo, poesia, quadrinhos, cordel, desenho...). E por fim cada grupo irá apresentar para a turma as suas produções.                                                                         
Avaliação da aprendizagem:
A avaliação será de forma mediadora e processual tomando por base a participação da turma e as produções dos grupos.
Bibliografia:
         

.vivaitabira.com.br/viva-colunas/index.php?IdColuna=292 14/11/2011                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

PREFEITURA - http://www.recife.pe.gov.br/        Acesso: 28/10/2011


Nenhum comentário: